quarta-feira, 19 de maio de 2010

sociologia 1

Claro que sim, pois se você escolhe por causa de uma marca, quem esta escolhendo não é você, mas sim o mercado que o envolve. E assim você vai se dando por conta que as marcas influência na sociedade de hoje em dia. Pois hoje todos querem estar na moda, e isso gera muitos gastos, pois as marcas ao perceberem esta “necessidade’’ de comprar da população têm aumentado os preços cada vez mais.
Dessa forma, o consumo acabou se tornando um fator importante de construção de representações sociais. Ao comprar, não apenas se adquire um produto ou um serviço, mas define-se o status, e mesmo a identidade, de um indivíduo. É o “compro, logo existo’’, uma forma do indivíduo se posicionar – e se diferenciar - dentro da sociedade através do que consome. Aquilo que você veste, come e bebe define socialmente quem você é, onde você está e até onde pode ir.
Desta forma, cria-se um mito cultural: aquele que obtiver maiores condições financeiras ‘irá mais longe. Os impactos psicossociais dessa lógica de vida são bastante complicados, porque o valor do ser humano é reduzido ao seu poder de compra. Quem tem carro importado é melhor, quem se veste com roupas da moda é gente de respeito e assim por diante. Isso gera uma desigualdade social muito grande.
Um dos grupos que as marcas tem pego muito são os jovens, por estarem em períodos de “aproximação”. Este é um período onde o grupo que você anda é muito importante, e você é “selecionado” para o grupo ou não, muitas das vezes não é escolhido pelo seu carácter. Mas sim pelas roupas que você usa, lugares onde você come, entre outros.
Então as pessoas devem cair na realidade e não comprar coisa por ela ser de marca ou não, ou pior ainda, escolher as pessoas pelas marcas que usa, ou deixam de usar. A escolha tem que ser o melhor para você, não deixando que o capitalismo tome conta de você.

Um comentário:

  1. Muito bom egon, acho q você conseguiu colocar a sua posição sobre o assunto a ser debatido, e explicou bem porque você se posiciona desta maneira.

    ResponderExcluir