
Ecologia é uma ciência muito ligada à biologia, sendo uma versão mais moderna da antiga disciplina conhecida como Historia Natural.
A ecologia permite saber como o homem põe em perigo a si mesmo e a outros seres vivos quando transforma indevidamente a natureza. Os ecólogos têm liderado campanhas pela conservação do ambiente (preservação e proteção dos recursos naturais) e contra a poluição (envenenamento do ambiente por excesso de detritos e gases maléficos).
Nenhuma planta, nenhum animal vive sozinho, completamente isolado. Cada um se relaciona continuamente com os outros seres vivos e com a terra, o ar e a água, que constituem seu ambiente físico
Podem ocorrer mudanças drásticas que alterem radicalmente um eco-sistema e destruam seu equilíbrio. Elas resultam as vezes de fenômenos naturais, como enchentes, incêndios, secas e etc. mas muitas mudanças são causadas pelo homem. Quando o homem caça uma espécie de animal até extingui-lo, ou quando introduz uma nova espécie numa determinada área, dotos os outros membros de comunidade são afetados. Quando ele derruba uma floresta ou lança esgoto com detergente num rio, pode estar causando mudanças radicai e irreversíveis.
Os perigos ecológicos podem ser muito sutis. Alguns ecólogos tem advertido, por exemplo, sobre os possíveis efeitos nocivos dos aviões supersônico: eles podem decompor o ozônio da atmosfera superior, permitindo assim que uma quantidade prejudicial de raios solares ultra violeta atinja a terra.
O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão - um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogénicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.
Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes antropogénicos na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.
A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações meteorológicas em todo o globo desde 1860. Os maiores aumentos foram em dois períodos:
Evidências secundárias são obtidas através da observação das variações da cobertura de neve das montanhas e de áreas geladas, do aumento do nível global dos mares, do aumento das precipitações, da cobertura de nuvens, do El Niño e outros eventos extremos de mau tempo durante o século XX.
Por exemplo, dados de satélite mostram uma diminuição de 10% na área que é coberta por neve desde os anos
Um dos efeitos desse aquecimento é o derretimento das calotas polares. Isso causa a elevação dos oceanos. Outro ponto é a mudança de clima. Isso pode causar problemas com as plantações e com o equilíbrio das regiões tropicais e semi tropicais fazendo desaparecer muitos tipos de vegetação.
E para que isso nao occorra temos alguma simples açoes como:
- Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.
- Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
- Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
- Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
- Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
- Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
- Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
- Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
- Não praticar desmatamento e queimadas
- Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
- Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração)
- Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
- Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético
-Descongele geladeiras e freezers antigos… se é que você ainda tem um!
Assim, seguindo essa dicas você pode ter certeza de que esta ajudando o seu mundo a não se acabar tão rapidamente, deixando assim um bom mundo para seu filhos, pois certamente o que você menos gostaria era de deixar um mundo ruim para ele, de tal forma que elas sejam capazes de jogar em sua cara que o mundo em que eles vivem esta uma "bagunça " por sua culpa.
Muito bom artigo Egon, mostrou em suas dicas para melhorarmos o meio ambiente o nosso tema de casa, que se formos ver é simples, mas que a grande maioria não faz!
ResponderExcluir